domingo, 27 de janeiro de 2013

Para educar uma criança, o que é melhor: dar nela ou conversar com ela?


Conversar, sem dúvida, é a melhor opção. Uma criança com pais exigentes cresce revoltada. Eu vou lhes contar uma estória. É melhor dar um exemplo com uma estória. E essa é uma estória real. 
A muito tempo atrás, quando eu tinha 4 anos, eu conheci uma menina. Ela é dois meses mais nova que eu. Não vou citar nomes. Éramos completamente inocentes e sem percebermos nos tornamos amigas. Bom… Eu descobri que os pais dela eram muito severos com ela. Ela tinha que lavar os pratos, arrumar as camas, varrer a casa e se ela não fizesse o que eles mandavam, ela apanhava. Era sempre assim. Fomos crescendo. E quando ela tinha, sei lá, uns 8 anos ela percebeu que o pai dela, os tios, os colegas de classe, enfim, todos ao seu redor (menos eu) falavam palavrão. Então ela chegou em mim e disse: “Todo mundo fala palavrão, então eu vou falar também”. Eu falei à ela que era melhor não, mas ela nunca me ouve. Foi aí que ela começou a falar palavrão. Aos 10 anos, ela se revoltou. Estava cansada de tanto receber ordens e de tanto apanhar. Foi por aí que ela começou a odiar seus pais. Bom… Nessa idade ela começou a sentir atração pelo sexo oposto. E já que os pais dela proibiam, era mais divertido para ela. Mais ou menos 1 anos depois eles descobriram que ela namorava e prenderam ela em casa, até hoje ela tem hora pra sair e entrar em casa. Com 13 anos, ela estava conversando com um menino, só conversando, aí a mãe dela chegou e começou a reclamar com o menino, que era dois anos mais velho que ela, e depois reclamou com ela e deu nela na frente do garoto. Foi aí que ela se revoltou e decidiu fugir de casa.
Então, se a mãe dela tivesse conversado mais com ela em vez de fazer ela apanhar por qualquer coisa, tudo ia ser diferente. Por isso eu digo, é muito melhor conversar com seus filhos do que dar neles por qualquer besteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário